quarta-feira , 26 março 2025
Lar Capital Câmara de Campo Grande dá sinal verde para investigar transporte público
CapitalTransporteÚltimas notícias

Câmara de Campo Grande dá sinal verde para investigar transporte público

162

Após intensa pressão da sociedade e dos vereadores, a Câmara Municipal de Campo Grande caminha para instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigará possíveis irregularidades no transporte coletivo urbano, operado pelo Consórcio Guaicurus. O presidente da Casa, vereador Epaminondas Vicente Silva Neto (PSDB), conhecido como Papy, confirmou que já deu aval para a criação da comissão.

“Estamos viabilizando para que o trabalho gere resultados concretos para a população. Nosso objetivo é demonstrar maturidade política e conduzir a discussão com responsabilidade”, declarou Papy em entrevista ao Correio do Estado.

Compromisso com a investigação

O presidente da Câmara ressaltou que a intenção não é politizar o debate, mas sim avaliar com seriedade a qualidade do serviço prestado. “Queremos nos afastar da politização e das polêmicas que envolvem uma CPI. Posso afirmar que estou, sim, dando um ‘sinal verde’ para a investigação”, reforçou.

Segundo Papy, a Câmara já vinha trabalhando nesse sentido, e equívocos na comunicação podem ter gerado a impressão de que a CPI enfrentava resistência. O vereador garantiu que a comissão terá seu apoio integral e que a Casa está comprometida em levar o processo adiante.

Procuradoria pede mais prazo

O parecer sobre a abertura da CPI, no entanto, ainda aguarda a análise da Procuradoria-Geral da Câmara. O procurador jurídico Luiz Gustavo Martins Araújo Lazzari solicitou um prazo adicional de cinco dias para concluir o documento, devido à sobrecarga de trabalho no início do ano legislativo.

“O número de projetos protocolados recentemente foi elevado, incluindo pareceres sobre aposentadorias e licitações. Precisamos de um pouco mais de tempo para garantir um parecer detalhado e bem fundamentado”, explicou o procurador.

Papy reforçou que esse prazo extra não deve ser visto como uma tentativa de obstrução. “Essa demora não significa morosidade, mas responsabilidade. Precisamos tratar esse tema com o cuidado que ele exige”, destacou.

Prefeitura foca na modernização do transporte

Paralelamente à possível instauração da CPI, a prefeita Adriane Lopes (PP) destacou os esforços da administração municipal para modernizar o transporte público. Em parceria com o governo do estado, a prefeitura já iniciou testes com ônibus movidos a gás natural, visando a substituição da frota a diesel.

“Queremos remodelar o transporte coletivo para melhor atender a população. Além da mudança na matriz energética, estamos trabalhando na revisão do contrato e na pavimentação dos 43 quilômetros de linhas de ônibus que ainda não possuem asfalto”, afirmou a prefeita.

A expectativa é que, além da investigação da Câmara, as ações da prefeitura contribuam para a melhoria efetiva do transporte coletivo em Campo Grande, atendendo às reivindicações da população.

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

DRACCO prende homem com revólver sem registro em ação na capital

Na tarde desta segunda-feira (24), uma operação da Polícia Civil de Mato...

Santa Casa de Campo Grande suspende novos encaminhamentos devido à superlotação

A Santa Casa de Campo Grande anunciou, nesta segunda-feira (24), a suspensão...

Câmara de Vereadores de Campo Grande contrata escritório de advocacia envolvido em escândalo judicial

A Câmara Municipal de Campo Grande contratou, sem licitação, o escritório Bastos,...

Manifestantes ocupam Incra e bloqueiam rodovias em protesto por reforma agrária no MS

Na manhã desta segunda-feira (24), manifestantes em busca de reforma agrária tomaram...