domingo , 8 dezembro 2024
Lar Capital Crianças desaparecidas em Campo Grande são resgatadas na Bolívia em operação policial
CapitalPoliciaÚltimas notícias

Crianças desaparecidas em Campo Grande são resgatadas na Bolívia em operação policial

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul solucionou rapidamente o caso do desaparecimento de duas crianças, de 5 e 7 anos, ocorrido na manhã de sexta-feira (22), no bairro Jardim Leblon, em Campo Grande. As crianças foram encontradas em segurança na cidade de Puerto Quijarro, na Bolívia, e estão sob a proteção das autoridades competentes.

Assim que o desaparecimento foi reportado pela mãe, equipes da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), do GARRAS (Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros) e da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) iniciaram as investigações. A principal hipótese, confirmada ao longo das diligências, apontava para a possível ação do pai, de nacionalidade venezuelana.

Operação transfronteiriça

A investigação levou à emissão de alertas às autoridades na fronteira. No final da tarde de sábado (23), o pai foi localizado junto com as crianças em Puerto Quijarro, cidade boliviana próxima à fronteira com o Brasil. A operação contou com o apoio das autoridades bolivianas, que detiveram o pai enquanto as crianças foram resgatadas em perfeito estado de saúde física e psicológica.

As crianças afirmaram não terem sofrido coação e declararam que desejavam estar com o pai. Contudo, o caso seguirá os trâmites legais previstos em tratados internacionais para definir a situação dos menores.

Entenda o caso

O desaparecimento foi registrado na manhã de sexta-feira (22), quando os pais das crianças saíram para trabalhar e as deixaram sob os cuidados previstos da avó, que não conseguiu chegar à residência a tempo. Ao retornar ao lar, a mãe encontrou sinais de que as crianças haviam saído às pressas, como o café da manhã espalhado e a porta aberta.

Inicialmente, vizinhos não relataram nenhuma movimentação suspeita, mas a polícia passou a trabalhar com a hipótese de que o pai, que vive na Venezuela, teria levado as crianças. Essa linha de investigação foi confirmada ao longo das diligências.

Autoridades destacam rapidez na solução

O delegado Rodolfo Daltro, da DHPP, destacou o trabalho integrado entre as equipes e a importância da comunicação ágil com as forças de segurança fronteiriças para garantir a localização rápida das crianças.

O caso agora será acompanhado pelas autoridades brasileiras e bolivianas, garantindo a segurança das crianças e os procedimentos legais para responsabilização do pai.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

Justiça condena réus do caso Sophia a 52 anos de prisão

Justiça Condena Réus do Caso Sophia a 52 Anos de Prisão A...

Câmara Municipal aprova prorrogação do Refis em Campo Grande até 20 de dezembro

Os contribuintes de Campo Grande têm agora mais duas semanas para aderir...

Homem com 95 passagens por estelionato é preso após prometer caminhonete de R$ 300 mil como prova de amor

Um homem de 43 anos, com 95 passagens pela polícia por estelionato,...

Caso Sophia: aparência e atitudes dos réus marcam primeiro dia de audiência

O primeiro dia do julgamento pela morte de Sophia Ocampo, de apenas...