Operações da PF e Receita apreendem pneus ilegais em centros automotivos de Campo Grande

PUBLICIDADE

Na manhã desta quarta-feira (16), a Polícia Federal, em conjunto com a Receita Federal, deflagrou as operações Tatu-Bola e Bad Tires, com o objetivo de combater o descaminho de pneus importados ilegalmente e comercializados em Campo Grande (MS).

As ações são um desdobramento da operação Wrong Tires, realizada em novembro de 2023, quando cerca de 6 mil pneus foram apreendidos durante o cumprimento de cinco mandados de busca. Na nova fase da investigação, as autoridades miraram os responsáveis pela logística e comercialização dos produtos ilegais.

A operação foi deflagrada após dois motoristas serem flagrados transportando uma grande quantidade de pneus de origem irregular com destino a centros automotivos da capital. Os encomendantes e financiadores da carga já haviam sido identificados em ações anteriores e foram novamente alvo das buscas de hoje.

De acordo com as investigações, os pneus eram armazenados em um formato que lembrava uma bola — técnica conhecida como “tatu-bola” —, onde dois a três pneus eram colocados dentro de um só, aumentando em até cinco vezes a capacidade de transporte. No entanto, esse método de acondicionamento causava deformações nas peças, o que representa um risco potencial para os consumidores.

Ao todo, foram cumpridos 17 mandados de busca e apreensão — sendo 16 em Campo Grande e um em Bonito —, com a participação de 22 auditores-fiscais e analistas tributários da Receita Federal e 66 policiais federais. Os mandados atingiram oito centros automotivos da capital e residências ligadas aos donos das empresas investigadas.

As investigações continuam e os responsáveis poderão responder por crimes como descaminho, associação criminosa e crime contra as relações de consumo.

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima
×
× Estamos Online