Uma servidora aposentada do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) foi resgatada na tarde desta terça-feira (16), após ser vítima de um golpe que evoluiu para um sequestro relâmpago em Campo Grande. A ocorrência mobilizou equipes da segurança do Palácio da Justiça, além de policiais militares, civis e agentes do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais).
Segundo informações apuradas, a mulher foi abordada por estelionatários que aplicaram o conhecido golpe do “bilhete premiado”. Os criminosos alegaram possuir um prêmio de alto valor, mas afirmaram que não poderiam sacar a quantia por motivos religiosos, alegando serem membros das Testemunhas de Jeová. Em troca de ajuda, ofereceram uma recompensa à vítima.
Convencida pela narrativa, a aposentada passou a acompanhar os suspeitos por diversos pontos da cidade. De acordo com o chefe da segurança do TJMS, tenente-coronel Luna Chaparro, os golpistas conseguiram ganhar a confiança da mulher e a levaram até sua residência.
“Eles construíram toda uma história envolvendo um bilhete premiado e questões religiosas. Com isso, convenceram a vítima a passar por vários locais, inclusive pela própria casa, de onde retiraram aproximadamente R$ 40 mil”, explicou.
Entre os valores entregues aos criminosos estariam cerca de US$ 5 mil e R$ 12 mil em espécie. Após obterem o dinheiro, os suspeitos levaram a vítima até uma agência da Caixa Econômica Federal localizada no prédio do Tribunal de Justiça, com o objetivo de fazê-la contratar um empréstimo bancário.
Mesmo sem expediente no TJMS nesta terça-feira, devido ao falecimento do desembargador aposentado José Augusto de Souza, a agência bancária funcionava normalmente. O gerente responsável pela conta da servidora percebeu sinais claros de golpe e acionou imediatamente a segurança do Tribunal.
Fuga e perseguição
Com a movimentação sendo monitorada, os policiais identificaram que os suspeitos aguardavam a vítima dentro de um veículo nas proximidades da agência. Ao perceberem a aproximação das equipes de segurança e o fracasso da tentativa de empréstimo, os criminosos ordenaram que a mulher retornasse rapidamente ao carro e iniciaram uma fuga em alta velocidade.
Durante a perseguição, os suspeitos chegaram a avançar o veículo contra policiais.
“Efetuei o primeiro disparo na roda do carro. Ele jogou o veículo em cima de mim. O sargento Sirley também efetuou mais dois disparos. O pneu acabou furando, mas eles continuaram a fuga”, relatou o sargento Vital.
A perseguição seguiu por vias do Parque dos Poderes até que os criminosos abandonaram o veículo e fugiram para uma área de mata, deixando a vítima para trás.
Vítima resgatada e criminosos presos
A aposentada foi encontrada sem ferimentos e informou aos policiais que os autores haviam acabado de entrar na vegetação. Equipes realizaram buscas na região, chegando a avançar cerca de 400 metros mata adentro.
“Eles ganharam alguns minutos de vantagem e conseguiram entrar na mata. Mas as equipes permaneceram em diligências até localizá-los”, afirmou o sargento Sirley.
Após uma ampla mobilização policial, os suspeitos foram localizados e presos. Eles foram encaminhados para a Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros (Garras), onde permanecerão à disposição da Justiça.
A Polícia Civil investiga agora a possível participação de outros envolvidos no esquema criminoso. O prejuízo total ainda está sendo contabilizado, mas a estimativa inicial aponta que a vítima tenha entregado cerca de R$ 40 mil aos golpistas antes de ser levada ao banco.
O caso serve de alerta para golpes que utilizam histórias envolvendo supostos prêmios milionários, uma prática antiga, mas que continua fazendo vítimas em todo o país.
Fonte: Campo Grande News




